domingo, 21 de junho de 2015

Croácia - O Paraíso aqui bem pertinho

Viagem à Croácia –Split - HVAR- Sibenik- Zadar

4 noites na Croácia - 4 Junho a 8 Junho 2014

Antes de mais Olá a Todos! Esta foi uma viagem que fiz no ano de 2014 à Croácia e espero que gostem de 'viajar' até lá! Eu adorei! Digo também, que para quem não conhece a Croácia, é um dos locais a visitar sem falta! Assim como tantos outros, acredito eu, mas eu escolhi começar por aqui.

Tudo começou quando eu procurava praias perto da zona onde vivo agora, Londres e não sei bem já como, apareceu-me esta imagem (que não é em londres nem nos arredores :p),
Imagem

Parque Nacional Plitvice-Croácia designada como Património da Humanidade, pela Unesco e pela qual me apaixonei e disse: “Eu quero ir aqui!” e assim foi, talvez passados 2 meses já eu estava a caminho ;)
As melhores coisas são realmente aquelas que fazemos sem pensar muito.

4 Junho

O vôo foi de Londres (Gatwick) para Split na companhia Norweguian, pelas 6h05 da manhã e chegada a Split às 9h30 (hora de Split).

Tínhamos reservado um carro anteriormente através do site rentacarsplit.net, que, para os 4 dias, ficou por 900 kunas (1 kuna = 0,10443£ = 0,13174€) . Ao chegarmos ao aeroporto de Split fomos levantar o carro, onde pagámos e deixámos a caução que eles pediam. No nosso caso a agência era a Nova e a caução pedida foi de 400€. O carro foi um Ford Fiesta a gasolina.

Decidimos ir diretos para a ilha Hvar – Stari Grad, apanhamos um ferry Jadrolinija onde pagamos 318 kunas pelo carro e 94 kunas ida e volta por pessoa. A travessia dura 2h e a viagem pode ser feita na esplanada a apanhar um solinho, ou então dentro do ferry onde tem um bar/restaurante. Chegada a HVAR estacionamos o carro num dos parques (pagos), a maioria dos locais para estacionar são pagos e atenção! a policia Croata anda sempre à procura de uma multinha…

Este foi o nosso ferry

Ao longo do passeio podemos ir apreciando a vista.

A chegada
Chegámos por volta da hora do almoço e fomos até ao centro de Hvar dar uma voltinha e procurar um local para almoçar.
Imagem

Depois de perguntarmos onde podíamos comer comida típica da Croácia, deram-nos a indicação do restaurante Dalmantino e lá fomos nós. Fomos servidos com simpatia e com boa comida. Gastámos em média 80 kunas cada um. O local do restaurante fica numa ruazinha sem saída, uma zona calma, onde se pode desfrutar melhor da comida apreciando o silêncio que se sente.
gnocchi com frango
Filetes com batatas

Demos uma volta por Hvar que é bem bonito, primeiro pelo centro a pé, depois de carro até uma praia. Nós levamos uns sapatos próprios para aquela “areia”, porque para quem está habituado a areia das praias Algarvias aquela é bocadinho dura :p
Imagem

A caminho da praia em Hvar

Onde demos o nosso primeiro mergulho

Depois de darmos o nosso primeiro mergulho no mar adriático, onde aqui a água até era fresquinha voltámos para o local para apanharmos o ferry e antes disso comprámos pizzas para comermos no barco pois no barco onde nós fizemos a travessia apenas tinha um bar e as coisas eram mais caras e penso que apenas tinha disponível sandes, ou seja, não havia propriamente jantares.

Já chegamos a Split por volta das 21h o que fez com que tivéssemos de seguir para o apartamento sem visitar Split, o que implica uma nova visita no futuro (que chatice :D). Para quem está a ler, agora depois de finalizada a viagem, sugiro que, fazendo este percurso, a primeira noite seja passada em Split para dar oportunidade a que no dia seguinte de manhã possam visitar o local.

Seguimos então viagem para Rogoznica, onde tínhamos reservado o apartamento Villa Tina para uma noite, pois no dia a seguir de manhã o destino seria Parque National KRKA. Rogoznica fica perto de Sibenik.

De caminho para o apartamento como já íamos um pouco atrasados, passamos por um sinal “amarelo avermelhado” e um pouco antes tínhamos passado pela policia o que deu numa “perseguição” e multinha. A multa ficou em 3000Kunas, que trocando por miúdos significa pagar 176 euros.

Chegámos ao apartamento já passava da hora de check in e lá estava o sr. à nossa espera, mostrou-nos o apartamento e foi à sua vida. Um apartamento simples com dois quartos, uma cozinha, uma varanda e wc. O essencial para o que nós queríamos, dormir e tomar o pequeno almoço :P

5 Junho

Depois de tomarmos o pequeno-almoço, comprado por nós pois no apartamento não tinha direito a pequeno almoço, saímos perto das 11h e fomos rumo ao parque nacional Krka, passando antes por uma bonita vila chamada Primosten. O percurso demoraria cerca de 30min caso fossemos diretos para o parque. A vila não estava no plano, mas ao vê-la ao longe ficámos curiosos e fomos ver de perto.
Vila Primosten ao longe

Primosten

Paraíso! para quem vive em Londres (onde a fruta tem muito que se lhe diga)

Vista a vila seguimos rumo ao parque Krka. O bilhete para este parque foi 100kunas e dava direito a fazer o percurso por todo o parque a pé mais a vinda e/ou ida de autocarro. Nós optamos por fazer o percurso de ida todo a pé e voltámos, depois de terminar o passeio, mergulhos etc, de autocarro.

Neste parque é possível dar uns mergulhos ao contrário do parque nacional Plitvice. Lindo, quedas de água maravilhosas, apetece ficar ali, não sair ou então se sairmos voltar uns dias mais tarde .

Depois de visitado o parque passámos por Sibenik para jantarmos. Demos primeiro uma voltinha pelo local, procurámos um local para jantar e depois seguimos rumo a Sukošan, que fica a cerca de 10/15 min de carro de Zadar, e era o local onde iriamos passar as restantes 3 noites, num dos Apartamentos Como.

Aqui ficam algumas fotos de Sibenik ao entardecer.

Pôr do Sol em Sibenik

Sibenik visto e jantar papado, estava na hora de seguir viagem.

Sibenik - Zadar
Chegámos já passava (novamente) da hora de check in mas a Sra, que era uma simpatia, esperava-nos com umas panquecas com creme. Antes disso só pediu para não rirmos muito alto pois tinha hospedes Alemães… Apresentou-nos a casa, que tinha dois quartos, uma cozinha, wc e um pátio com mesa para tomarmos os nossos pequenos-almoços. Zona calma, onde para chegar à praia bastava atravessar a estrada.
As panquecas com o licor oferecido pela D. Davorka

6 Junho

Dia reservado ao Parque Nacional Plitvice. Não vou escrever muito acerca do local pois as imagens penso que falam por si. Neste parque não é possível mergulhar, mas é possível e está incluído no bilhete o passeio de barco. Há vários trajectos a fazer, consoante o tempo que se tenha para fazê-los. Nós chegámos por volta da hora do almoço e fizemos o percurso H, que é o intermédio. Para quem quer fazer o percurso maior, terá de ir mais cedinho, por volta das 9h.

Visto o parque estava na hora de apanhar o autocarro e voltar até ao carro para seguir viagem para Zadar, onde fomos jantar.

Imagem
Estes são os autocarros que fazem o transporte após terminada a visita ao parque Plitvice.

Nessa noite jantámos num dos restaurantes no centro de Zadar, muito boa a comidinha.

A noite de Zadar é animada, tem movimento, alguns bares, musica… Bom para se jantar e para se prolongar um pouco mais.

7 Junho

Oh e este é o ultimo dia para aproveitar. Então fomos um bocadinho a uma praia perto de Zadar, em Nin , onde havia zonas em que a água era QUENTE!

Nesta praia tínhamos de pagar 10kunas para estacionar o carro. Depois de comermos as sandes que tínhamos levado para hoje, estava na hora de ir para Zadar e conhecer o que por lá havia.

Por Zadar passeámos, vimos os vários monumentos, comemos as big fatias de pizza que havia por todo o lado bem como os gelados que tinham muito bom aspeto e sabor.
Imagem
Isto era o tamanho das fatias de pizza que se via por lá à venda, cada fatia 10kunas

Katedral SV. Stosije - é possível subir-se até lá acima – pago 15kn

Para além da imagem que vos mostrei no início e que era um dos pontos a visitar, Zadar foi também um dos locais que ficou como “obrigatória” a passagem por lá. Para além da noite de Zadar que já vos falei, tem também um local junto ao mar onde é possível ouvir o som de um órgão, como se o mar tocasse para nós. São degraus cravados em rochas que têm em seu interior um interessante sistema de tubulações que, quando empurradas pelos movimentos do mar forçam o ar e, dependendo do tamanho e velocidade da onda, criam cordas musicais que são transformadas em sons aleatórios.

Criado em 2005 e ganhador do prémio europeu para espaços públicos [European Prize for Urban Public Space], o Órgão do Mar recebe turistas de várias partes do mundo que vêm ouvir uma música original que traz muita Paz. É também nesse mesmo local e ao som desse mesmo órgão que muitas pessoas se juntam para apreciar o Pôr do Sol.

Zadar é uma bela cidade litorânea da Croácia, que foi duramente castigada durante a Segunda Guerra Mundial. A Criação do Órgão do Mar é também uma iniciativa para devolver um pouco do que o lugar perdeu com tanta destruição e sofrimento.

O detalhamento das cordas e notas musicais que, somadas a energia das ondas, criam os sons.
As lacunas no concreto servem para o Órgão do Mar “respirar” e também para levar os sons criados na tubulação.”
Imagem
O Pôr do Sol nos degraus do Sea Organ.

Outra atração que também merece destaque e inclusive fica ao lado do órgão marítimo é um painel solar em formato circular que absorve energia do sol durante o dia e se acende à noite em variadas cores iluminando o ambiente e fazendo par com a música produzida pelo órgão. Este painel é também conhecido como Saudação ao sol e foi construído pelo mesmo arquiteto do órgão marítimo. Ainda antes de anoitecer, pelo que fiquei a perceber é um local onde muitos recém casados vão tirar algumas fotos com o pôr do sol e também aproveitando o reflexo que o painel proporciona.

Zadar à noite

Comemos umas ameijoas seguido do jantarinho e em seguida passamos às caipinhas e morangoscas ;)

8 Junho

Custa sempre vir embora dos sítios onde nos sentimos bem e chegou o dia da despedida. Fomos até o aeroporto de Zadar, que ficava a 15min do apartamento onde estávamos. Fomos devolver o carro, e fazer o check in. Estes dois aeroportos, tanto Split como Zadar são minúsculos, é tudo feito na mesma zona. Quando aterrámos em Split apenas havia um avião no aeroporto e em Zadar penso que o nosso seria o único :P

De Zadar viemos na companhia Ryanair e o voo dura por volta de 2h. Uma viagem rapidinha e com as mais bonitas paisagens vistas lá de cima, até mesmo para quem não gosta muito disto de andar de avião (que é o meu caso) tudo se torna mais fácil.

Espero ter aberto o apetite para um passeio até à Croácia, não trabalho numa agência de viagens por isso o meu objetivo não é vender bilhetes heheh, mas adorei!

Links para os Hoteis/ Apartamento onde ficámos:
1ª noite: Villa Tina
2ª, 3ª e 4ª noites: Apartments Como

Clica aqui para seguires rumo a Eslovénia, Áustria e um pulinho à Suiça!

* * * Viajar - A melhor forma de se perder e de se encontrar ao mesmo tempo! * * *